top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliane Costa

Defina seu estilo de viagem com 5 questões simples

Viajar está entre os investimentos preferidos dos brasileiros, e uma forma de aproveitar ao máximo o dinheiro gasto com as férias é identificar o seu estilo de viagem preferido; assim, você evita perrengues desnecessários, além de escolher destinos que tenham mais a sua cara.


E como é possível definir seu estilo de viagem? Para isso, é preciso fazer um exercício de auto avaliação, e pensar em como é a sua personalidade e quais são os seus gostos. Mas, se ainda assim estiver difícil descobrir qual é o seu estilo de viagem, aqui vão algumas questões para te ajudar na tarefa:


Você costuma viajar só ou acompanhada?


Sabe aquela máxima: “você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”? O conjunto de características do grupo em que estamos inseridos influencia na maneira em que nos comportamos como pessoas e até mesmo em quem nos tornamos. Uma viagem com um grupo de amigos, por exemplo, sugere dias e noites animados, ou que incluam atividades coletivas; já uma viagem em casal sugere romance, conexão. Por último, uma viagem solo pode ter diferentes objetivos: se reconectar com seu eu interior, conhecer pessoas, aprender uma nova habilidade, e por aí vai.



Você costuma planejar suas viagens?


Algumas pessoas tremem só de pensar em ter de planejar algo para as férias, e por este motivo, geralmente acabam delegando esta tarefa a terceiros. Já outras querem ter o maior número de informações possível sobre como seu tempo livre será gasto, e para isso costumam fazer várias pesquisas na internet sobre potenciais destinos. Saber em qual categoria você se encaixa ajuda a ter uma visão melhor de como seria o seu tipo de viagem ideal, e assim, evitar frustrações.


Quais são os seus cenários dos sonhos?


Para alguns, são montanhas cobertas de neve; para outros, praias paradisíacas. Ainda há aqueles que preferem cidades cheias de história. Cada pessoa vai ter a própria referência, que pode ser de um filme que a marcou, a cidade natal do artista que canta a sua música favorita, o lugar de origem de um determinado prato, as locações da sua série favorita, etc. O ideal aqui é fechar os olhos e imaginar aonde você gostaria de estar.



O que gosta de fazer no seu tempo livre?


Se a resposta a essa pergunta for cuidar de plantas, talvez você goste de destinos ligados à natureza, como montanha, praia ou cachoeira; já se a resposta for cozinhar, um lugar ligado à gastronomia pode ser o ideal. Gosta de meditar? Então uma cidade agitada não vai ser a melhor pedida. Pense no que te deixa mais feliz, e pesquise locais que podem proporcionar tal experiência.



Que tipo de hospedagem considera ideal?


Algumas pessoas, quando saem de férias, não veem a hora de fazer check-in no hotel; outras preferem manter aquele sentimento de 'casa' mesmo quando estão viajando. Há ainda aqueles que preferem um ambiente diferenciado, e para isso buscam conviver com pessoas de culturas diferentes, que de outra forma não teriam tal oportunidade. Seja qual for a sua escolha, ela vai dar pistas se a sua viagem ideal deve ser mais intimista, de aventura ou até mesmo algo mais próximo da sua zona de conforto.


Analisando as respostas


Depois de colocar no papel as respostas a todas as perguntas acima, é bem provável que você já tenha um ou mais destinos em mente para as próximas férias. E não se preocupe, pois não há certo ou errado; uma pessoa pode ter mais de um estilo de viagem, inclusive, que pode variar conforme o humor, ou uma situação específica pela qual esteja passando.


Para reforçar a prática do exercício, faça uma lista dos destinos que acha que têm mais a ver com você. Assim, fica mais fácil visualizar o que eles têm em comum (ou de diferente), e assim, criar padrões. E tenha sempre em mente: o que importa é escutar a si mesma, e decidir por destinos que atendam aos seus interesses. Assim, você programa tudo de acordo com seu estilo de viagem e suas férias ficam incríveis.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page